Comunicação intercultural

com inter
Se a palavra intercultural inclui “inter” e “cultural” é para definir o campo onde as pessoas de diferentes culturas se encontram.

Mas eles vão se ouvir? E, além disso, vão se compreender? Quais são as regras que vão lhes permitir falar sobre o mesmo assunto apesar das diferenças e dos diferentes quadros de referência?

Este curso é um conjunto de experiências, onde a teoria e a prática se misturam tendo como meta que todos adotem as atitudes de bom entendimento com o outro, o estrangeiro, que nos parece tão diferente e que “não é como nós”.
Se a comunicação intercultural esta em constante mutação, como qualquer outro relacionamento, ela merece nossa atenção e nosso permanente aprendizado quanto às atitudes de abertura, de despersonalização e também evitando julgamentos.
Estas atitudes são mais facilmente compreendidas com a criação de uma cultura comum e o consequente conhecimento das particularidades pode ajudar a integra-las.

OBJETIVOS

+ Descobrir o impacto das diferenças culturais no processo relacional

+ Lidar com os diferentes quadros de referência

+ Se comunicar no contexto internacional com eficiência

O programa segue a lógica do tema: de que estamos falando? Quais são as dificuldades da comunicação intercultural? Como podem ser resolvidas?

PEDAGOGIA

+ Teoria: os fundamentais da comunicação intercultural

+ Aplicação desses conceitos em simulações interculturais: entrevistas e exercícios.

+ Analise e trabalho de conscientização a partir da teoria e conselhos personalizados.

DURAÇÃO
2 dias