Pedagogias

 

Nossa abordagem pedagógica

pedagogie2
A Recursimo oferece métodos modernos, concretos e participativos para a apropriação dos seguintes conceitos:

• As simulações, estudos de caso, discussões, onde as experiências dos participantes são discutidos e analisados.

• Diferentes abordagens teóricas são baseadas em métodos reconhecidos e inovador, com as grelhas de leitura do campo das ciências sociais e humanas:
Teorias de gestão, psicologia integrativa, análise transacional, análise de sistemas e todos os conceitos da psychosocionomie: alteridade, responsabilidade e autonomia.
World_Cafe_CJD_Paris-2

Em um ambiente externo, as pessoas devem saber observar, refletir, conceituar e assimilar de maneira cognitiva como afetiva as várias informações que influenciam os comportamentos.
Desenvolver a compreensão intercultural envolve uma pedagogia capaz de amplificar qualidades como empatia, abertura, flexibilidade, iniciativa social, estabilidade emocional, mas também uma compreensão das raízes culturais do país.

Referências teóricas no intercultural
peda
Abordagem das culturas pela psychosocionomie tomando em conta os sistemas de personalidades dos países (www.psychosocionomie.com) assim definidos: sociais, metódicos, criativos, apaixonados, carismáticos, ousados.

Segundo a psychosocionomie, qualquer organização e cada cultura tem um sistema de personalidade que, por homologia, é comparável a estruturas de personalidade dos seres humanos. Essa abordagem ajuda a uma compreensão das culturas das empresas analisadas como um todo, e dos países, ajudando a entender melhor os elementos da psicologia cultural.
ped

Aquisição da cultura do outro:
– Sensibilidade Intercultural do Milton J. Bennett: negação, defesa, minimização, aceitação, adaptação e integração.
pedago

Conhecimento de países de acordo com critérios definidos de diferenciação :
– Geert Hofstede: distância do poder, aceitação da incerteza, individualismo e coletivismo, masculino / feminino, dimensão e orientação de curto prazo / longo prazo.
pedagogia
– Proxêmica e conceitos de gestão “poli crônico” e “monocrômica” por Edward T. Hall
1
– 7 dimensões de Fons Trompenaars: universalismo / particularismo, individualismo / colectivismo, neutro / emocional, nível de compromisso, status atribuído / status adquirido, orientaçao temporal, orientaçao interna ou externa.
2