Cultura organizacional

O universo da empresa internacional é um mundo complexo onde interagem várias culturas que determinam as ações dos indivíduos.

 

fleurbr

 

A cultura de uma organização é criada a partir do encontro de múltiplas identidades culturais, como mostrado no esquema acima.

Estas são mais ou menos compatíveis no contexto das relações sociais e das relações profissionais.

 O impacto das diferenças culturais nas práticas de gestão está presente em vários aspectos da realidade de uma empresa:

+ Estilo de comunicação

+ Papéis e missões de cada funcionário

+ Perfil do líder e estilo de liderança

+ Gestão de reuniões

+ Decisões tomadas

+ Noção de responsabilidade

+ Conflitos e consensos

+ Nível de formalização

 

O verdadeiro desafio é capacitá-los para que possam se comunicar,se compreender e crescer juntos.

 O surgimento de uma sinergia é, então, essencial para o relacionamento, juntamente com uma conexão à orientação da empresa e às suas diversas missões.

Por esta razão, as empresas multinacionais se esforçam para promover a difusão de uma diversidade cultural comum, baseando-se em uma política corporativa que prega a cultivação de valores comuns, tais como respeito e tolerância.

Assim sendo, em um primeiro momento, a integração de fatores culturais começa pelo estabelecimento de valores e princípios defendidos pelo Departamento de Recursos Humanos.

O segundo passo consiste em acompanhar de modo intercultural as equipes, para ajudá-las a superar os preconceitos, as conclusões precipitadas, e os inevitáveis sofrimentos.

O coaching de equipes multiculturais é, então, valioso, começando pelos Comitês de Direção, para permitir-lhes de  criar e de compartilhar uma cultura comum da diversidade.