Cultura organizacional
O universo da empresa internacional é um mundo complexo onde interagem várias culturas que determinam as ações dos indivíduos.
A cultura de uma organização é criada a partir do encontro de múltiplas identidades culturais, como mostrado no esquema acima.
Estas são mais ou menos compatíveis no contexto das relações sociais e das relações profissionais.
O impacto das diferenças culturais nas práticas de gestão está presente em vários aspectos da realidade de uma empresa:
+ Estilo de comunicação
+ Papéis e missões de cada funcionário
+ Perfil do líder e estilo de liderança
+ Gestão de reuniões
+ Decisões tomadas
+ Noção de responsabilidade
+ Conflitos e consensos
+ Nível de formalização
O verdadeiro desafio é capacitá-los para que possam se comunicar,se compreender e crescer juntos.
O surgimento de uma sinergia é, então, essencial para o relacionamento, juntamente com uma conexão à orientação da empresa e às suas diversas missões.
Por esta razão, as empresas multinacionais se esforçam para promover a difusão de uma diversidade cultural comum, baseando-se em uma política corporativa que prega a cultivação de valores comuns, tais como respeito e tolerância.
Assim sendo, em um primeiro momento, a integração de fatores culturais começa pelo estabelecimento de valores e princípios defendidos pelo Departamento de Recursos Humanos.
O segundo passo consiste em acompanhar de modo intercultural as equipes, para ajudá-las a superar os preconceitos, as conclusões precipitadas, e os inevitáveis sofrimentos.
O coaching de equipes multiculturais é, então, valioso, começando pelos Comitês de Direção, para permitir-lhes de criar e de compartilhar uma cultura comum da diversidade.