Equipe

Fundadores

Para acompanhar a comunicação e a inter-relação dos seres humanos no trabalho, Philippe Duval e Françoise Donant criaram Recursimo em 2006, empresa brasileira de consultoria e treinamento intercultural.

 

Françoise Donant, Doutor em Economia, consultora, psychosocionoma, psicoterapeuta e arte-terapeuta, lidera o Setor de Recursos Humanos da Recursimo que ela co-criou em 2007 com Philippe Duval, no Rio de Janeiro.
A area do internacional, ela conheceu bem desde o início de sua carreira na África, num trabalho de consultoria para o Ministério das Finanças do Congo, missão de três anos, mandato pelo Banco Mundial.
No seu retorno à França, ela co-construíu uma abordagem cross-cultural com uma equipe de consultores e psicólogos que criaram a psychosocionomie, uma abordagem global das empresas e dos paises: social, psicológico e econômico. (www.psychosocionomie.com)
Depois ela nao parou de exercitar como consultora nos sectores privado e público e nas empresas de grande porte internacional. Suas especificidades são coaching de equipe e dos auto-emprendedores, consultoria e formaçoes em liderança, comunicaçao e interculturalidade.

Philippe Duval, arquiteto e urbanista francês tornou-se diretor de projeto num escritório de Engenharia Industrial na realização de prédios empresariais e industriais de alto padrão, tanto na França, quanto no internacional.
Ele criou a Agencia de Energia de Lyon e desenvolveu a política de Alta Qualidade Ambiental HQE, para as 55 comunas do Grande Lyon.

No ano 2008, ele se mudou pelo Brasil, para desenvolver os príncipes de uma arquitetura ambiental de qualidade. Ele é sócio da RECURSIMO Arquitetura encarregado do Desenvolvimento Sustentável para os edifícios e o urbanismo.
Ele realizou a sede da primeira Aliança Francesa , certificada com o processo ambiental internacional AQUA(Br) / HQE(Fr).
Hoje, ele reforma apartamentos de classe « A » com una desempenho ecologico.

 

Consultores

Recursimo conta com uma rede de profissionais selecionados por seus conhecimentos e capacidades humanas.

Eles compartilham os valores da empresa contribuindo para um mundo melhor, incorporando as atitudes de escuta, adaptação, tolerância, desafio e corresponsabilidade.

Intercruzam seus olhares reunindo três gerações e duas nacionalidades, para prestações de serviços de alto nível.

Clélie Dudon, Franco-Brasileira, consultora, treinadora, socióloga e sinóloga, fala hoje fluentemente Francês, Inglês, Português e Chinês.
A aprendizagem do chinês a conduz na China, onde ela estuda esta cultura por quinze anos, antes de mergulhar na cultura japonesa para aprender as artes marciais que ela ensina desde 1996.
Depois de seu Mestre Etnometodologia, ela trabalhou como engenheiro na formação contínua no Departamento de Educação da Universidade de Paris 8.
Ela se casou com um brasileiro, e atua como consultora de RH desde 2013, na Recursimo.

Carmen Givonni, brasileira, especialista da história e sociologia do Brasil, com 18 anos de experiência, acompanha os visitantes estrangeiros como guia turística. Ela contribuía na Recursimo, enriquecendo as pesquisas sobre o estudo das psicologias cultural franco brasileiras.
Pintor artística, ela se casou com um francês, tendo sido na França, onde ela viveu muitos anos antes de retornar ao Brasil.

Olivier Hugues Terreault, empreendedor social, palhaço terapêutico, formador, autor, palestrante e professor de meditação budista.
Co-fundador de Jovia (2002, Montreal, Canada) e do Teatro do Sopro (2012, Rio de Janeiro-RJ). Ele trabalha para Recursimo como ator no teatro fórum, e faz intervenções de palhaços terapêuticos adaptados a idosos com demência. Ele participa de simpósios, dando palestras, formações, e colabora com publicações sobre o palhaço em contexto hospitalar em algumas cidades do mundo. Ele é também um Fellow Ashoka, rede internacional de empreendedores sociais, para seu projeto, Uma Bela Visita.

Flavia Marco, atriz, palhaça, e formadora.
Co-fundadora do grupo de teatro de pesquisa Palhaços para Sempre (2000 à 2010, Salvador-BA) e do Teatro do Sopro (2012, Rio de Janeiro-RJ), ela trabalha para Recursimo como ator no teatro fórum. Ela trabalhou no Canadá, como palhaça terapêutica durante 4 anos em instituições de saúde, com crianças e idosos, para Jovia. Atualmente ela pesquisa técnicas de atuação direta com públicos de diferentes idades, estados cognitivos, em instituições de saúde e espaços não-convencionais. Ela atuou no filme Abril Despedaçado (Dir. Walter Salles).

Fundadores e consultores coletam, analisam e teorizam suas vivencias, trazendo significado para as experiências interculturais.

Todos os consultores da Recursimo estão supervisionados para um serviço de alta qualidade.